Ter 29 Mar 2011

Música boa não é pop

por Equipe Rockwave

Texto de Sandro Gaia
http://www.rockwave.com.br/bandas/gaiarockband

Ultimamente me sinto cada vez mais sem esperanças na volta aos tempos em que as boas músicas podiam ser ouvidas nas rádios e a mídia cultuava as letras críticas ou recheadas de belas poesias. Tempo em que a sociedade de consumo consumia coisas produtivas no que se refere a música. Nossos jovens eram chamados de rebeldes, mas bebiam muito mais além de álcool, bebiam de fontes de inteligência na forma de inesquecíveis canções que servem de hino para milhões de saudosos como eu até os dias de hoje.

O pior é que se o nível das músicas atuais é ruim, parte dessa culpa também é nossa. Pois o produto só se mantém no mercado se houver consumidores para comprá-lo. A grande pergunta que fica é: Música boa não vende? Faço essa pergunta todos os dias, e ainda acredito que esta pergunta nunca vire uma afirmação. Entretanto, ontem testemunhei um fato em que me fez um pouco mais pessimista quanto as minhas crenças. A terrível visão foi ver um dos últimos grandes letristas de nosso Brasil que ainda freqüenta as mídias, o respeitável compositor e músico Lenine concorrer e perder na categoria melhor música do ano em um conhecido programa de TV para a música Meteoro de Luan Santana. Concordo que a música vencedora era realmente bem mais popular, mas o prêmio não era para melhor música?

O que me espantou mais ainda foi o fato de que eu já tinha dito que o outro ganharia. Mesmo antes do vencedor ser anunciado. Quer dizer....Pô! Até eu já to convencido de que o melhor compositor não levaria um prêmio como esses, realizado em uma TV de característica popular.

Mas minha noite ainda reservava uma surpresa maior, pois logo depois presenciei como destaque no programa Fantástico, exibido na rede globo de televisão, que o novo fenômeno da internet com mais de 50 milhões de acessos em poucas semanas era uma adolescente americana chamada Rebecca Black, que gravou e postou na web uma música de sua autoria intitulada: Friday. A música foi considerada pelos internautas como a pior música do mundo e pasmem, pois foi justamente isso que alavancou o sucesso da promissora cantora. Nessa total inversão de valores, a gravadora de Rebecca já prepara um novo lançamento de outra adolescente e promete que esta vai ser pior ainda.

Portanto, se você é compositor, mas suas músicas não tocam na rádio, não bombam na internet e as pessoas não a cantam pelos ônibus da cidade. Há uma grande possibilidade de que você nunca vá ganhar dinheiro pelo seu dom musical. Porém, quem sabe você não é um novo Chico Buarque.


bandas + recentes

Mais Bandas